quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Conceito de poesia

Autor: Roberto de Queiroz
Certos autores definem a poesia como ficção: "Poeta, escreveu Jonson, grande dramaturgo inglês, contemporâneo de Shakespeare e um dos homens mais cultos do seu tempo, é, não aquele que escreve com métrica, mas o que finge e forma uma fábula, pois fabula e ficção são, por assim dizer, a forma e a alma de toda obra poética ou poema."
Já o poeta francês Paul Valéry fez esta definição que se deleita em um belíssimo poema: "Poesia é a tentativa de representar ou de restituir por meio da linguagem articulada aquelas coisas ou aquela coisa que os gestos, as lágrimas, as carícias, os beijos, os suspiros procuram obscuramente exprimir."
"Mas é evidente que a poesia pode nascer também em pleno foco da consciência, e portanto atuar de maneira claramente apreensível. [...] Afinal em poesia tudo é relativo: a poesia não existe em si: será uma relação entre o mundo interior do poeta, com a sua sensibilidade, a sua cultura, as suas vivencias, e o mundo interior daquele que o lê" (Manuel Bandeira).
In: Meus versos livres e soltos. Recife: Editora do Autor, 1997 (prefácio).
P. S.: A nudez de escrever é o título de meu segundo livro publicado. Trata-se de uma coletânea de poemas inéditos e éditos. Esses últimos foram publicados nos jornais Folha de Pernambuco (PE), meujc.com (PE), Jornal Igaçaba (RS), Vaia (RS), O Radar (PR) e Literartes (SP), nos livros Meus versos livres e soltos (PE), Poetas da Famasul (PE) e Poesias brasileiras (SP) e na Revista Literatura (CE). Os interessados em conhecer ou adquirir essa obra devem clicar no link http://www.protexto.com.br/livro.php?livro=337. O pedido deve ser feito on-line. O exemplar será entregue em domicílio.
http://www.artigonal.com/poesia-artigos/conceito-de-poesia-4084905.html
Perfil do Autor
Natural de Recife (PE). Professor de Português e Literatura. Possui especialização em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE), 2007, e graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL), 2003. Já foi laureado em certames literários realizados em Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. É autor de três livros e integrante de várias antologias. Possui ainda poemas, contos, crônicas e artigos publicados em jornais e revistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário